Manutenção Preventiva de Imóveis

Manutenção Preventiva de Imóveis

Entenda a importância e saiba como fazer

A Manutenção Preventiva de Imóveis são as atividades periódicas relacionadas à conservação da edificação ao longo dos anos. Essas atividades requerem um planejamento por um profissional qualificado e deve ser feito com base na NBR 5674, que aborda as diretrizes para a elaboração de um sistema de gestão de manutenção preventiva.

De qual fase da obra estamos falando?

Os edifícios existem em duas fases: a de construção/produção e a de uso, operação e manutenção. Neste post, iremos falar sobre a fase de uso, em que surgem pautas como a manutenção.

Qual a importância

Para garantir o bom uso e a vida útil projetada, a Manutenção Preventiva é imprescindível. Segundo a NBR 5674, ela é realizada para prevenir a perda de desempenho e diminuir a frequência de falhas.

A importância da Manutenção Preventiva com um plano adequado de execução, é a possibilidade de se ter domínio dos equipamentos, revestimentos, e operações, não esperando sua falha, mas sim prevenindo.

O que não é manutenção preventiva?

As reformas não são consideradas manutenções preventivas. As reformas costumam ser construções ou reconstruções e não fazem parte do programa original de manutenção preventiva. Muitas vezes, essas reformas são necessárias pelo declínio acentuado do desempenho da edificação por falta de manutenções preventivas. É correto afirmar que quanto melhor é a manutenção preventiva de uma edificação, menor é a  necessidade de reformas para corrigir problemas.

Qual é a diferença de manutenção preventiva e corretiva?

A diferença entre Manutenção Corretiva e Preventiva está baseada na ocorrência de uma falha, enquanto a corretiva somente a corrige quando acontece, a preventiva a previne e, assim, acaba tendo melhor custo/benefício. 

A manutenção preventiva é obrigatória?

Sim. Em edificações novas, o programa de gestão de manutenção preventiva deve ser entregue dentro do manual do proprietário, também chamado de manual de uso, operação e manutenção.

Principais vantagens

Para a construtora, são várias vantagens, como:

  • Segurança que o empreendimento será bem cuidado ao longo dos anos
  • Há o vínculo da obrigatoriedade das manutenções preventivas com a aplicação das garantias das construtoras, ou seja, para o cliente usufruir das garantias, é obrigatório fazer e registrar as manutenções preventivas conforme o manual do proprietário
  • Evita-se desgastes prematuros do imóvel, além de uma série de patologias

Novidades do mercado e tendências

O programa de manutenção preventiva da Nine Projetos é entregue dentro do manual do proprietário digital, com avisos por e-mail para o gestor do imóvel, informando periodicamente as atividades que devem ser feitas e como registrá-las.

Para fazer um programa de gestão de manutenção do seu imóvel, entre em contato conosco. Entregamos para todo o Brasil.

Add your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *